top of page

Yuyana (Recordar, Imaginar, Criar) | Oficina para público escolar

Ministrante: Alice Guimarães (Teatro de Los Andes)
Data: 20/03
Horário: 14h às 17h
Local: Casa de Cultura Mario Quintana, Romeu Grimaldi, R. dos Andradas, 736 - Centro Histórico, Porto Alegre
Vagas: 30
Público: A partir de 14 anos



Yuyana se apresenta como uma oficina cujo propósito fundamental reside em apresentar o teatro como uma ferramenta pedagógica, lúdica, motivadora, transversal e multidisciplinar. A metodologia, baseada no trabalho artístico do Teatro de Los Andes de criação coletiva, busca explorar e vincular a prática teatral com a Cosmovisão Andina, abordando uma perspectiva holística do tempo, espaço, movimento e ser. Além disso, fundamenta-se no princípio dialógico da "relação" como preâmbulo ao conhecimento e à ação.
Projetado com a intenção de potencializar habilidades específicas como a expressão corporal, a memória, o sentido espacial e a sensibilidade artística, nossa oficina gera questionamentos, promove uma visão crítica e estimula ações poéticas diante da realidade. Por meio da conjunção do imaginário, do simbólico e do real, propomos abordar as relações em nosso entorno, compreendendo o teatro como um espaço social para a construção da cidadania.
O teatro, neste contexto, se ergue como um terreno propício para a geração de espaços de discussão e expressão dentro de um universo lúdico. Os exercícios desenvolvidos durante a oficina têm como objetivo principal facilitar a conexão dos participantes com seu potencial expressivo, seu instinto criativo e a escuta constante dos estímulos internos e externos que se apresentam.
Promovemos a criação a partir de um olhar "desautomatizado" para o cotidiano, proporcionando um espaço onde os jovens possam expressar com total liberdade suas inquietações, vivências, problemas e desejos. Através do diálogo com outros jovens, propomos abordar essas inquietações por meio da linguagem artística e criativa do teatro, buscando encontrar respostas de maneira conjunta.

Comments


bottom of page