top of page

29º Porto Alegre em Cena anuncia programação completa de sua segunda etapa, de 16 a 26 de março 

 

Além dos espetáculos regionais já anunciados, estarão Cárcere ou Porque as Mulheres Viram Búfalos, da Companhia de Teatro Heliópolis, e Eu de Você, com Denise Fraga

Entre 16 e 26 de março, celebrando o aniversário da cidade, o Porto Alegre em Cena apresenta a segunda etapa de sua 29ª edição, financiada com recursos da Lei Rouanet – Ministério da Cultura, com patrocínio do Itaú, do Zaffari e da Panvel. Excepcionalmente, essa edição foi dividida em duas partes, a fim de que o festival cumprisse seu papel e entregasse para a cidade uma programação à altura de sua história. E assim, atracam em nosso porto produções de relevância do Rio de Janeiro e São Paulo como Eu de Você, espetáculo com Denise Fraga dirigido por Luiz Villaça, e Cárcere ou Porque as Mulheres Viram Búfalos, da Companhia de Teatro Heliópolis, uma encenação de Miguel Rocha protagonizada por mulheres negras que retratam a opressão de toda uma população negligenciada pelo preconceito e pelas políticas públicas. A direção artística do festival selecionou ainda 16 espetáculos gaúchos para compor a grade, em março, bem como atividades formativas e um seminário. A venda de ingressos se inicia dia 27 de fevereiro pela plataforma Guichê Web (detalhes em breve). 

 

Na programação está a estreia do novo espetáculo da Cia Incomode-te, Espera, e produções que trazem temáticas contemporâneas, necessárias e urgentes, como Água Redonda e Comprida, em que a criadora Geórgia Macedo contracena com uma atriz do Povo Kaingang, a jovem Nayane Gakre Domingos. Espetáculos de máscaras como 2068, do Máscara EnCena; montagens consagradas a exemplo de O Inverno do Nosso descontentamento: Nosso Ricardo III, da Cia. Teatro ao Quadrado; o musical que foi destaque na temporada 2022, Trago sorte, mentira & morte, do Grupo Cerco; espetáculos de dança do Macarenando Dance Concept, sobre a obra de Caetano Veloso e com linguagem inovadora, e da Geda Cia de Dança, Andaime (Des) Construção do Amor, integram o festival. O teatro de rua vem forte com o impactante Sob o Véu de Isis, do Teatro da Crueldade, e no teatro de sala há discussões políticas e provocações sensoriais, como Um fascista no Divã, do GRUPOJOGO, e O jantar com a Sra Beckett, montagem de Decio Antunes estrelada por Naiara Harry. Completa a programação a performance solo de Richard Serraria a partir do tambor Sopapo, com sampler e bases eletrônicas montadas e disparadas ao vivo.

 

A novidade para toda a família são as montagens do Em Ceninha, segmento que volta à grade de programação. Essa edição apresenta espetáculos com temáticas de cultura popular, com abordagens circenses, peças baseadas em livros e poemas, companhias com larga trajetória e grupos mais novos em montagens que unem música, teatro, dança e contação de histórias. Frankinh@ uma história em pedacinhos, do Projeto GOMPA; Bichológico, do Circo Teatro Girassol; Lampião e Maria Bonita, comemorando os 10 anos do grupo Mosaico Cultural; Histórias do Vovô Cascudo, do Depósito de Teatro; e O museu desmiolado, da Trupe Onde a Palavra se Diverte; integram a 29ª edição. 

 

A curadoria do festival, assinada por uma equipe de artistas, jornalistas, professores e gestores, se utilizou de critérios como o comprometimento com as ações afirmativas, espetáculos que tratam de povos originários e negritude, a presença das mulheres na cena, as linguagens inovadoras, a temática que conversa com nossos dias pandêmicos, políticos e polarizados para escolher os espetáculos que estarão presentes em março de 2023. O resultado estará em diversos teatros da cidade: Renascença, Teatro da PUCRS - Prédio 40 e Salão de Atos da PUCRS, Teatro do CHC Santa Casa, Bruno Kiefer e Theatro São Pedro, além de apresentações nas ruas de Porto Alegre e espaços alternativos.

 

Na programação ampliada, será oferecido um programa educativo com a realização de 20 oficinas com inscrições gratuitas. Metade delas são exclusivas para escolas públicas, mas há oficinas acessíveis para o público em geral, como já é tradição no festival. Em breve será disponibilizada a programação aberta ao público. 

 

Ainda na programação desta edição está a pintura de um mural de 182 metros quadrados realizada pelo pintor Apolo Torres, entre os dias 17 e 24 de março. A parede que receberá o mural está localizada no prédio 6 do Campus da PUCRS, em frente ao Salão de Atos da Universidade. A imagem que está sendo concebida homenageia as artes cênicas. A PUCRS oferece ainda o Concerto de Música de Câmara Quase só Brahms, com Diego Grendene (clarineta), Hugo Pilger (violoncelo) e Ney Fialkow (piano), dia 22 de março, às 20h, na Igreja Universitária Cristo Mestre, no Campus da Universidade.

 

E os 65 anos do Departamento de Arte Dramática (DAD) também estarão incluídos no Em Cena, com exposição de fotos e seminário, ambos na Cinemateca Capitólio. A exposição, dias 18, 19, 20 e 21 de março, celebra o aniversário do DAD da UFRGS através de imagens de alguns dos espetáculos que marcaram a história da instituição. Uma viagem no tempo que nos revela diferentes palcos, artistas e personagens. Além da mostra, o DAD promove o Seminário DAD – 65 Anos, também no espaço da Cinemateca Capitólio. Em três painéis distintos, que abordam a diversidade étnico-cultural na docência, formação e mercado nas artes cênicas e a memória da instituição, o seminário terá mediação de Vinícius Cáurio. 

 

bottom of page