o festival 

 

O Porto Alegre em Cena é um dos mais importantes festivais de artes cênicas da América Latina que, em seus 28 anos de atividades ininterruptas, trouxe os mais importantes artistas e grupos das artes cênicas do Brasil e do mundo para Porto Alegre.

 

Com sua programação de altíssimo nível, o Festival colocou a cidade no mapa de circulação de grandes espetáculos de artistas, como Antunes Filho, Christiane Jatahy, Zé Celso Martinez Corrêa, Fernanda Montenegro, Marco Nanini, Felipe Hirsch, Tom Zé, Debora Colker, Paulo Autran, Denise Fraga, Georgette Fadel, Matheus Nachtergaele, Marieta Severo, Adriana Calcanhotto, Andrea Beltrão, Drica Moraes, Renata Sorrah, Marcio Abreu, Tulipa Ruiz, Antonio Araújo, Zélia Duncan, Grace Passô (nacionais); e Ariane Mnouchkine, Peter Brook, Pina Bausch, Mats Ek, Bob Wilson, Sasha Waltz, Meredith Monk, Angelica Liddell, Eimutas Nekrosius, Sankai Juku (internacionais); além de muitos outros artistas.

A programação nacional e internacional é construída a partir de pesquisas da direção artística do festival junto a programadores, produtores e artistas de todas as partes, além da nossa equipe.

Os espetáculos da cidade ganham destaque na programação. Uma comissão de curadores composta por profissionais do Sindicato dos Artistas e Técnicos em Espetáculos de Diversões do RS (SATED/RS), coordenadores de cursos do Departamento de Arte Dramática da UFRGS, coordenação de teatro da UERGS e profissionais convidados pelo festival assiste aos espetáculos inscritos e se reúne para discutir sobre o teatro local e decidir dez obras que farão parte da grade.


Além da mostra de espetáculos, o Porto Alegre Em Cena também dá forte ênfase às atividades formativas, como debates, residências, aulas e oficinas. A ideia é oferecer protagonismo às discussões e debates, transcendendo, inclusive, os temas das peças para criar espaços de discussões que vão além da estética e invadem o social.