top of page

Seminário Beijos de Língua




21 março (ter) – a partir das 14h

Evento online com certificação

Inscrição gratuita




Em sua 29ª edição, o Porto Alegre Em Cena tem o prazer de anunciar o seminário online BEIJOS DE LÍNGUA, um encontro que pretende explorar a relação entre a língua portuguesa e as artes cênicas dentro e fora do Brasil.


Neste seminário, discutiremos criações e experiências de artistas brasileiros no exterior. Também entra neste debate, a circulação da dramaturgia brasileira nos territórios de língua portuguesa, assim como pelo resto do mundo, entre outros idiomas, em especial pelo inglês e o francês.


Visando dar densidade às discussões e à troca de experiências, o Festival prolongará o evento por vários meses, até chegarmos a um módulo presencial, em setembro de 2023, na 30ª edição do Porto Alegre Em Cena.


Para dar início a esta caminhada de troca de ideias, apresentamos o primeiro painel:


PAINEL ONLINE

Beijando com a Língua Portuguesa

Esta primeira mesa de discussão irá abordar a dramaturgia e os espetáculos cênicos em territórios de língua portuguesa, além de buscar as experiências de trabalho de diretores e atores brasileiros em países que falam outros idiomas.


PARTICIPAM DO DEBATE:

  • Antônio Grassi (Ator e ex-presidente da Funarte, residente em Portugal e curador do Espaço Talante, em Lisboa, e um dos diretores artísticos do Porto Alegre Em Cena)

  • Mia Couto (Renomado escritor moçambicano e autor da peça Chovem Amores na Rua do Matadouro em parceria com o escritor angolano José Eduardo Agualusa)

  • Christiane Jatahy (Premiada diretora brasileira, recentemente agraciada com o Leão de Ouro, em Veneza, e autora de Après le silence, peça estreada recentemente, em Paris)

  • Vitor Gonçalves (Diretor moçambicano, diretor da peça Chovem Amores na Rua, com dramaturgia de Mia Couto e José Eduardo Agualusa)

  • Isabel Teixeira (Atriz, dramaturga, diretora e pesquisadora brasileira. Conhecida por seus trabalhos de teatro, televisão e cinema no Brasil e no exterior. Vencedora do Prêmio Shell e APCA - Associação Paulista de Críticos de Arte).

  • Ramiro Silveira (Diretor artístico do 10º e 11º Porto Alegre em Cena, atualmente radicado na Inglaterra onde coordena o bacharelado em World Performance na East15 - Universidade de Essex).

  • Almiro Andrade (Ator e Diretor Teatral Preto Queer e Latinx, com doutorado em tradução teatral através de processos de criação colaborativa, tradutor da mais recente antologia da obra de Nelson Rodrigues em língua inglesa, e professor de interpretação e dramaturgia na UAL- Universidade das Artes de Londres).

  • André Pink (professor e diretor brasileiro radicado em Londres com vasta experiência profissional. Fundou a companhia teatral Dende Collective em 2000 com a qual dirigiu em tradução textos de Nélson Rodrigues, Plínio Marcos, Newton Moreno, Jô Bilac e Jorge Andrade, e adaptações teatrais das obras de Murilo Rubião, Jorge Amado e Mário de Andrade).

Comments


Commenting has been turned off.
bottom of page