top of page

Dramaturgias da Canção | Oficina para público escolar

Ministrante:  Simone Rasslan
Data: 14/03 e 22/03  (Não é uma oficina continuada. São duas data onde a mesma oficina se repete para grupos diferentes)
Horário: 10h às 12h
Local: Casa de Cultura Mario Quintana, Sala Luis Cosme, R. dos Andradas, 736 - Centro Histórico, Porto Alegre
Vagas: 30
Público: 14 a 15 anos



A ideia inicial é que a provocação 'o que é urgente falar, cantar ou anunciar?', instaure determinada dramaturgia musical através de uma coleção de canções da música popular brasileira a ser escolhida coletivamente. Nela, algumas urgências deste tempo poderão ser enunciadas. O roteiro será criado coletivamente envolvendo elementos teatrais (como foco e triangulação). O processo culmina com uma apresentação com duas canções no final da oficina. As etapas metodológicas são: preparação musical entendendo a voz como corpo que se comunica em gesto e voz; pesquisa histórico-musical através de canções (entendemos as canções como documentos históricos); produção de roteiro e narrativa musical que culminará em determinada dramaturgia que poderá conter textos também.

Minibio: Simone Rasslan, é uma das cantoras mais conhecidas de Porto Alegre. Doutora em Educação pela UFRGS, graduada em Regência Coral pela UFRGS e em Pedagogia pela UFMS. É instrumentista, compositora e educadora musical, citada como referência pelo competente trabalho de preparação musical para atores. Fez a preparação musical dos últimos cinco espetáculos dirigidos por Felipe Hirsch. Recebeu vários prêmios por trilhas sonoras para teatro e, em música, foi premiada como cantora revelação em 1999. Em 2012 seu  álbum, Xaxados e Perdidos, foi o grande vencedor do prêmio Açorianos de Música, levando quatro troféus: de melhor arranjador (para Álvaro RosaCosta, Beto Chedid e Simone Rasslan), melhor intérprete MPB para Simone, melhor Disco MPB e o mais esperado, Disco do Ano. Criou, ao lado de Adriana Marques e Hique Gomez, o espetáculo Rádio Esmeralda – Uma joia no ar!,  que ficou em cartaz durante 9 anos. Atua como atriz, instrumentista e cantora ao lado de Hique Gomez, criador e diretor, no espetáculo A Sbørnia Kontratacka.

Comments


bottom of page