O festival de teatro para crianças, Inclusão em Cena, acredita na Cultura como forma de educação. O teatro é um excelente catalisador para imaginação, aliando uma enorme capacidade para transmitir valores e educar, enquanto diverte. Em 2020, o festival chega a sua 5ª edição e acontece de 16 a 26 de Novembro, com oficinas e contações de histórias, tudo de forma 100% online.


As contações de histórias serão traduzidas e interpretadas para língua brasileira de sinais (LIBRAS) e todas as atividades são gratuitas!

 CONTAÇÃO DE HISTÓRIAS: 

 CRIATURAS DA LITERATURA 

 

Criaturas da Literatura é um espetáculo de teatro de sombras contemporâneo, da Cia Teatro Lumbra, para todas as idades, inspirado em histórias clássicas da literatura universal. Cada história é um convite a imaginar, transpondo-se para o fantástico mundo da leitura. A adaptação do livro O pequeno príncipe, de Antoine de Saint-Exupéry, é centrado na viagem poética desse enigmático menino por diferentes planetas, onde conhece personagens e segredos da vida.

Ficha Técnica

Roteiro, dramaturgia, cenografia, iluminação, atuação, direção e produção: Alexandre Fávero / Roteiro, atuação, assistência de direção, cenografia e produção: Têmis Nicolaidis / Roteiro, produção, assistência de direção e técnica de palco: Fabiana Bigarella / Trilha sonora original: Gustavo Finkler / Figurinos dos sombristas: Daniel Lion / Criação e desenho de objetos de cena:Alexandre Fávero / Cenotécnica e realização: Cia Teatro Lumbra / Produção: Clube da Sombra

 A FAMÍLIA SILVA 


Livremente inspirado no conto

Lolo Barnabé de Eva Furnari

Essa é uma história da família Silva, uma família de brasileiros e brasileiras que viveram há muitos e muitos anos, no tempo das cavernas... Braco, Lucy e o pequeno Finfo, eram uma família muito inteligente e criativa, capazes de resolver a maioria dos desafios,  mas na busca pelo conforto e melhores condições para viver, algo saiu errado... Será que você é capaz de entender o que foi que aconteceu?

Ficha Técnica

Adaptação e atuação: Guilherme Ferrêra

 / Foto: Maciel Goelzer

 OFICINA: 

 

O Inclusão em Cena é um projeto que se renova a cada ano e, em 2020, a oficina proposta é 100% online. Como já é tradição, toda a programação é totalmente gratuita e direcionada aos alunos da rede municipal de ensino fundamental. A ideia, este ano, é estimular a criação de ações performáticas, mesmo que em ambiente online, devido às condições de distanciamento social, entregando ferramentas e orientando o desenvolvimento e produção de cada participante.

 

O curso conta com um time de renomados profissionais e professores das artes cênicas que, além de transmitir conhecimentos teóricos – como conceitos estéticos e de linguagem, por exemplo – também vão analisar e experimentar estes conceitos na prática, junto aos alunos. Depois disso, então, a oficina culmina para o terceiro momento, que é totalmente prático e que consiste na produção de vídeos performáticos dos alunos, sob mentoria individual dos professores. Desta forma, serão criados 4 vídeos, um de cada escola.

 

Confira os detalhes!

 PROFESSORES: 

Bathista Freire é iluminador e atua no teatro de bonecos com A caixa do Elefante; está, há 12 anos, acompanhando o espetáculo Tangos & Tragédias, na função de operador de luz e é também iluminador da Rádio Esmeralda. Desenvolveu projeto técnico do teatro do colégio Mauá de Santa Cruz, Instituto Ling e Teatro Therezinha Petry Cardona – Fundarte de Montenegro.

Janaina Pelizzon, atriz premiada nos palcos gaúchos, tem 24 anos de trabalho. Buscou formação acadêmica na faculdade de Artes Cênicas da UFRGS, no teatro de rua, teatro infantil e performance. Pesquisadora de sua própria arte, do pós-dramático e teatro adulto experimental, atua na Cia Stravaganza como oficineira, atriz e produtora. Em Porto Alegre, atua no cinema, curta-metragens e comerciais de publicidade. Está desenvolvendo projetos na área da Intervenção Urbana como forma de comunicação do artista com sua cidade, buscando assim uma pluralidade do ser “ator”.

Rita Spier é graduanda de Teatro Licenciatura pela UFRGS, é atriz, bonequeira, costureira, figurinista e cenógrafa. Nos últimos anos, vem desenvolvendo seu trabalho de forma autônoma e, com isso, acabou trabalhando e fazendo parcerias com diversos artistas tanto do Rio Grande do Sul, quanto do Rio de Janeiro, onde também realizou mobilidade acadêmica pela UNIRIO. Integra o grupo de professoras e professores do Performa Restinga.

Thiago Pirajira é ator, performer, diretor, produtor e professor de teatro. Bacharel em Teatro,  Mestre em Educação e doutorando em Artes Cênicas (UFRGS). É diretor artístico do grupo Pretagô, ator e produtor do grupo Usina do Trabalho do Ator e um dos artistas fundadores do coletivo teatral carnavalesco Bloco da Laje.

Vika Schabbach é atriz, produtora, professora e dramaturga. Formada em Interpretação Teatral e Licenciatura em Teatro. Mestre e doutoranda em artes cênicas.

 CONTEÚDOS: 

> Curso direcionado ao estudo, análise e criação de performances cênicas em condições de isolamento;

> Possibilitar ao grupo a oportunidade de conhecer e experimentar a linguagem da performance e, através dela, ter contato com as diferentes áreas que envolvem a prática e que se relacionam aos aspectos visuais (cenário, figurino, objetos, iluminação), cênicos (atuação, direção, dramaturgia) e gerenciais (produção) dessa atividade artística;

> Colocar o aluno em contato com as especificidades da linguagem teatral-performática;

> Apresentar os elementos constituintes da performance e a fenomenologia da experiência estética;

> Estudar e experimentar possibilidades, processos e técnicas de criação e montagem performáticas;

> Discutir sobre a dramaturgia da performance a partir do texto dramático ou de experimentações em que o foco está na estruturação dramatúrgica;

> Abordar a iluminação a partir das possibilidades que espaço, contexto e materiais básicos oferecem;

> Pensar os princípios básicos para desenvolver a criação e a concepção de cenografia e figurino para a performance em vídeo;

> Pensar o que é a produção de um vídeo performático;

> Abordar a performance dentro do panorama artístico contemporâneo: possibilidades de inserção e sustentabilidade.

 FICHA TÉCNICA: 

 

Coordenação Geral: FERNANDO ZUGNO
Coordenação Produção: LAURA LEÃO
Coordenação Programação: DUDA CARDOSO
Coordenação Administrativa: DANIELA RAMIREZ
Coordenação Descentralização: ADRIANE AZEVEDO
Produção: THAÍS GOMBIESKI
Professores: BATHISTA FREIRE, JANAÍNA PELIZZON,

RITA SPIER, THIAGO PIRAJIRA e VIKA SCHABBACH
Vídeos das oficinas: THIAGO LAZERI
Assessoria de Imprensa: AGÊNCIA CIGANA • CÁTIA TEDESCO
Projeto Gráfico: DÍDI JUCÁ
Vídeos de divulgação: EROICA conteúdo • CAIO AMON
Redes Sociais: STEPHANIE EVALDT
Tradução e Interpretação pra LIBRAS:  GETTLibras • ÂNGELO COLLIONI,

VANIZE FLORES e VINÍCIUS MARTINS