Workshop: Dramaturgias híbridas e performativas – O potencial do documento com Janaína Leite



28 a 30/10 – 15h às 17h

zoom

online & gratuito – inscrições limitadas


"O documento é mudo até que se lhe faça uma pergunta". A frase de Paul Ricoeur nos provoca a pensar o real não como algo dado, mas como algo que responde a chamados. Entender essa condição viva do documento, entendê-lo forma relacional muito mais do que historicizante, nos coloca diante dos riscos, do imprevisível, da mobilidade dos jogos de ressignificação que o documento propõe.


Dessa forma, mais do que registro, prova, monumento do vivido, o documento passa a ser disparador para as irrupções do real, do acaso, de produção de novas experiências.

O workshop parte da experiência de Janaina Leite em trabalhos como “Conversas com meu pai” e “Stabat Mater”, além de referências na arte contemporânea, para pensar o lugar e potencial do documento na produção de dramaturgias híbridas e performativas, que trabalham nos limites entre arte e vida, acontecimento e representação, experiência e registro. 


A partir desse referencial, o workshop teórico-prático apresentará diferentes dispositivos para que você possa pensá-los em relação à suas pesquisas e aplicá-los no desenvolvimento de projetos autorais.


Inscrições:

Pré-requisitos: mínimo 5 anos de experiência com teatro (montagens adulto profissionais), mini-bio (com links de matérias e vídeos) e carta de interesse de 1/2 lauda.



Sobre Janaina Leite


Janaina Leite (Shell Dramaturgia 2019 por Stabat Mater) é atriz, diretora e dramaturgista. É uma das fundadoras do premiado Grupo XIX de Teatro de São Paulo, com quem escreveu, dirigiu e atuou diversos projetos e espetáculos que circularam por todo o país e pelo exterior.

Em paralelo a trajetória com o Grupo, iniciou sua pesquisa autoral e concebe os espetáculos “Festa de Separação: um documentário cênico”, “Conversas com meu pai” e “Stabat Mater” e lançou o livro Autoescrituras performativas: do diário à cena pela editora Perspectiva, consolidando sua pesquisa sobre autobiografia e documentário no teatro.  Janaina atualmente é doutoranda pela Escola de Comunicação e Artes ECA/USP e bolsista da FAPESP. 


foto: Milton Dória



Selecionados:

Adriana Soares da Silva

Adriane Mottola

Airton Fabro

Alice Urbim

Ana Luiza da Silva

Arthur Barbosa

Daniel Furtado

Elaine Nascimento

Eliziane Hernandes

Gabriel Fontoura

Gabriel Vernek

Guadalupe Casal

João Vitor Soares

Juliana Gedoz Tieppo

Leo Maciel

Marcos Kligman

Mariana Brum

Marina Fervenza

Marta Haas

Regina Albuquerque

Rosana Reis

Vicente Saldanha

Xandre Martinelli

Tags:

Travessa Paraíso 71 / CEP 90850-190 / Porto Alegre / RS / Brasil

Fone/WhatsApp: +55 51 99846-6457

E-mail: portoalegreemcenafestival@gmail.com