
28 a 30/10 – 15h às 17h
zoom
online & gratuito – inscrições limitadas
"O documento é mudo até que se lhe faça uma pergunta". A frase de Paul Ricoeur nos provoca a pensar o real não como algo dado, mas como algo que responde a chamados. Entender essa condição viva do documento, entendê-lo forma relacional muito mais do que historicizante, nos coloca diante dos riscos, do imprevisível, da mobilidade dos jogos de ressignificação que o documento propõe.
Dessa forma, mais do que registro, prova, monumento do vivido, o documento passa a ser disparador para as irrupções do real, do acaso, de produção de novas experiências.
O workshop parte da experiência de Janaina Leite em trabalhos como “Conversas com meu pai” e “Stabat Mater”, além de referências na arte contemporânea, para pensar o lugar e potencial do documento na produção de dramaturgias híbridas e performativas, que trabalham nos limites entre arte e vida, acontecimento e representação, experiência e registro.
A partir desse referencial, o workshop teórico-prático apresentará diferentes dispositivos para que você possa pensá-los em relação à suas pesquisas e aplicá-los no desenvolvimento de projetos autorais.
Inscrições:
Pré-requisitos: mínimo 5 anos de experiência com teatro (montagens adulto profissionais), mini-bio (com links de matérias e vídeos) e carta de interesse de 1/2 lauda.
Sobre Janaina Leite
Janaina Leite (Shell Dramaturgia 2019 por Stabat Mater) é atriz, diretora e dramaturgista. É uma das fundadoras do premiado Grupo XIX de Teatro de São Paulo, com quem escreveu, dirigiu e atuou diversos projetos e espetáculos que circularam por todo o país e pelo exterior.
Em paralelo a trajetória com o Grupo, iniciou sua pesquisa autoral e concebe os espetáculos “Festa de Separação: um documentário cênico”, “Conversas com meu pai” e “Stabat Mater” e lançou o livro Autoescrituras performativas: do diário à cena pela editora Perspectiva, consolidando sua pesquisa sobre autobiografia e documentário no teatro. Janaina atualmente é doutoranda pela Escola de Comunicação e Artes ECA/USP e bolsista da FAPESP.
foto: Milton Dória
Selecionados:
Adriana Soares da Silva
Adriane Mottola
Airton Fabro
Alice Urbim
Ana Luiza da Silva
Arthur Barbosa
Daniel Furtado
Elaine Nascimento
Eliziane Hernandes
Gabriel Fontoura
Gabriel Vernek
Guadalupe Casal
João Vitor Soares
Juliana Gedoz Tieppo
Leo Maciel
Marcos Kligman
Mariana Brum
Marina Fervenza
Marta Haas
Regina Albuquerque
Rosana Reis
Vicente Saldanha
Xandre Martinelli