Voz para Cumaná – um dia de fúria




25/10 – 18h24

Porto Alegre em Cena Youtube


Este é um eco. Uma extensão de uma dramaturgia em processo criada a partir de muitas vozes. Vozes venezuelanas. São vozes de venezuelanos imigrantes que depositam em Porto Alegre, no sul do Brasil, a esperança de uma melhor qualidade de vida, que carregam consigo problematizações sociais e políticas. "Cheguei aqui no dia 15 de setembro. Era um domingo, estava fechado o centro. Encontrei dois compatriotas que me falaram de uma Igreja, o Cibai, que ajuda imigrantes. Também estava fechada. Neste dia também encontrei um brasileiro que me ajudou onde encontrar comida, com tudo fechado." Carlos (30), protagonista do episódio "Um dia de fúria", deixou a cidade de Portuguesa, no interior da Venezuela, para buscar uma melhor qualidade de vida no Brasil. Com o dinheiro da venda do carro, iniciou a jornada em Caracas, passando por Puerto la Cruz, Bolívar e, atravessando a pé, Pacaraima. Agora, em 18 minutos, ouvimos a continuidade desta epopeia que chegou no centro histórico de Porto Alegre/RS!


FICHA TÉCNICA

Elenco: Carina Corá, Clóvis Massa, Carlos Barrios, Gabriel Fontoura, Jennifer Espitia e Pedro Bravo

Dramaturgia: Clóvis Massa e Gabriel Fontoura a partir do texto "CUMANÁ" Direção: Clóvis Massa (orientador DAD)

Direção Sonora e Musical: Poejo (o trabalho musical inserido faz parte do álbum "ANGÚSTIA DO MUNDO MODERNO" volume 1 da dupla SAMBA DE MÁQUINA, com Alan e Poejo. Autores da música inserida no 1º ep. "Um dia de Fúria" 5º faixa do álbum chamada "EU E TU")

Ilustração e Design Gráfico: Robson Klein

Assessoria de Comunicação para publicação do projeto #facdigitalrs lei Aldir Blanc 2020/01 realizada para o lançamento oficial por Rossana Pires Assessoria de Imprensa para publicação do projeto #facdigitalrs lei Aldir Blanc 2020/01 realizada para o lançamento oficial por Gustavo Saul.

Autoria e Concepção Geral: Gabriel Fontoura a partir da pesquisa de Iniciação Científica "Do Medo à Resiliência: a construção de uma dramaturgia a partir do testemunho de venezuelanos imigrantes refugiados no Sul do Brasil" com a orientação do prof. Dr. Clóvis Dias Massa.

DURAÇÃO:

18min'21s


UFRGS




Tags: