top of page

Vocalidades Negras em Cena


Ministrante: Sílvia Duarte e Beatriz Rodrigues (NuTA)

Data: 21 de setembro, quinta-feira

Horário: 14h às 16h

Local: Casa de Cultura Mario Quintana - Sala Marcos Barreto (4º andar). R. dos Andradas, 736 - Centro Histórico, POA

Vagas: 35

Público: A partir de 14 anos


Minibio: Beatriz Rodrigues, multiartista negra, é associada e membro da Coordenação do Ponto de Cultura Quilombo do Sopapo. Como tamboreira, integra o Núcleo de Música Percussiva e fez parte da formação do grupo feminino Yalodê Idunn. Oficineira de contação de histórias com Abayomis, no Teatro de Animação, integrou os projetos “Os Três Presentes Mágicos” (2016) e “Na Trilha das Andarilhas” (2020-2021), na função de tamboreira, animadora e compositora. Além de compôr música autoral, coordena o projeto autônomo "Plantando Para Viver”, nos jardins do Ponto de Cultura Quilombo do Sopapo, com o cultivo de plantas medicinais, ervas de poder e temperos, sendo uma profunda conhecedora desse saber ancestral.


Sílvia Duarte é atriz e produtora. Diretora do Instituto Girassol, é assistente social graduada na UFRGS e licenciada em Teatro na mesma instituição. Curadora e produtora da Mostra CURA - I Mostra de Artes Cênicas Negras de Porto Alegre, desenvolve projetos culturais nas áreas de literatura, música e teatro. Atualmente, integra o elenco dos espetáculos “Sarau Carolina e Outras Vozes - Vida e Obra de Carolina de Jesus”, da Trupi di Trapu e “Na Trilha das Andarilhas - Cortejos e Festejos” do Ponto de Cultura Quilombo do Sopapo. Já realizou cursos de técnica vocal, expressão corporal, locução para publicidade e propaganda, vídeo e propaganda e contação de histórias.


Sinopse da oficina: Baseada na experiência de criação do espetáculo "Na Trilha das Andarilhas", a oficina objetiva compartilhar processos de criação colaborativa de cena que articulam a declamação de poesias autoriais, cantorias e expressão vocal e corporal, nascidos de corpos cênicos negros e periféricos. Os participantes são instigados a entrar na roda e colocarem também suas vozes e histórias à disposição para essa experiência, misto de oficina, sarau e slam. A oficina será conduzida por Sílvia Duarte e Beatriz Rodrigues, com a participação de Cristiano da Rosa, no toque do tambor, membros do NuTA - Núcleo de Teatro de Animação do Ponto de Cultura Quilombo do Sopapo (Porto Alegre, RS).


Link para inscrições: https://forms.gle/9XA4ZcU4XFr3v5mi7


Comments


bottom of page