Rarazu e K0M4



La Photo

Fone: (051) 99963-0807

Travessa da Paz, 44

Galerista: Regina Protskof


Rarazu (2020)

Instalação Sonora

Loreta Dialla e Ayrton Pessoa


Para além do que a lembrança da visão alcança e a escuta ainda pode abrigar para transpor o inaudito, a memória retoma aquele acordo com o tempo em que nos deixamos ir ao teu encontro, pela urgência do teu grito, acompanhando o trânsito da luz até à hora exata da tua chegada.

Rarazu redesenha o percurso sonoro de um final de tarde no Raso da Catarina (BA) marcado pelo movimento de retorno das Araras-Azuis-de-Lear - espécie endêmica da região e ameaçada de extinção – aos cânions, seu habitat de descanso. O áudio registro de chegada das aves sob o céu da caatinga baiana, captado pelos artistas Loreta Dialla e Ayrton Pessoa na passagem pelo local realizada em 2015, evoca no presente a reconstrução da paisagem para emergir novas materialidades, símbolos e texturas sonoras na criação de uma composição que refaz o caminho, traduz o ausente e revela novas imagens para a renovação do acontecimento.

A obra produzida especialmente para o 27º Poa em Cena compõe a retomada do Projeto Sete Estrelas do Grande Carro 2015-2020, do Grupo Teatro Máquina. Um projeto de viagem de pesquisa e criação artística realizada em 2015 pelo semiárido nordestino, onde o grupo percorreu aproximadamente 4 mil quilômetros de estrada em 28 dias e parou em 16 cidades nos estados da Bahia, do Piauí e do Ceará, com o apoio do Rumos Itaú Cultural 2013-2014.


Ainda nessa edição do festival, o grupo lança um livro, em versão digital e galeria virtual expondo vídeos, performances, fotos e ações produzidas durante a viagem, além das novas obras Fulminante, vídeo-performance de Márcio Medeiros e Allan Diniz, e Polígono de Poeira, curta-metragem de Leonardo Mouramateus. Para o lançamento do livro, o grupo realiza uma conferência virtual com a presença de uma das colaboradoras do projeto, a pesquisadora e dramaturgista Thereza Rocha, comentando o projeto desde a sua fase de preparação até as reverberações que mobilizam ainda hoje a poética e a pesquisa do grupo.


Link de acesso à galeria virtual: http://seteestrelas.art/


Foto: Raso da Catarina / Levy Mota

Edição: Loreta Dialla e Ayrton Pessoa



K0M4 – Criação em Série

Uma Série em vídeo-performance da Casa de Teatro de Porto Alegre


Um assassinato, treze figuras, múltiplas realidades afetadas, memórias sequestradas, e histórias que se entrelaçam na tentativa de recuperar fatos antes do evento, vista por diferentes olhos e lembranças embaralhadas. Indivíduos que buscam respostas de situações, em que a memória pode ser uma invenção, em fragmentos incertos, de medos e traumas enquanto rastreiam a veracidade do espaço-tempo em que estão inseridos. As histórias incompletas, encontram pistas de continuidades numa trama possivelmente inacabada, em episódios subsequentes.

Ficha Técnica

Direção: Larissa Sanguiné

Direção de Pesquisa Corporal: Carlota Albuquerque

Direção Sonora e Musical: Everton Rodrigues

Elenco: Ariele Moraes, Bruh Gomes, Bruna Santtos, Carla Zanatta, Dani Rodrigues, Gabriela Antunes, Gabi Walenciuk, Karol Gueds, Matheus Bassani, Otavio Livi, Renan Barão, Thainá Pereira Guedes, Vitória Bebber.

Edição Final: Pablo Montiel e Victória Sanguiné

Finalização de Som/Edição e Desenho de Som: Everton Rodrigues e Marcelo Armani

Dramaturgia: Larissa Sanguiné, Bruh Gomes e Gabriela Antunes

Colaboração de Dramaturgia: Dani Rodrigues, Gabi Walenciuk e Renan Barão

Textos Selecionados: Lewis Carrol, Arthur Conan Doyle, Jane Austen, Franz Kafka, Mary Shaley, H. G. Wells, Yergeny Zamyatin.

Orientação: Denis Gosch, Everton Rodrigues, Francisco Gick, Larissa Sanguiné e Zé Adão Barbosa

Orientação de Arte, Figurinos e Luz: Pablo Montiel e Victória Sanguiné

Arte Gráfica: Jimi Melo

Direção de Produção: Juliana Kersting

Assistência de Produção: Douglas Kothe

Monitores em Cena: Alexei Goldemberg, Breno Gómez, Douglas Kothe, Rafael Dorneles.

Teaser: Gabriela Antunes

Fotos de Divulgação: O elenco

Divulgação: Casa de Teatro de Porto Alegre e o elenco

Divulgação Redes Sociais: Nathália Severo

Assessoria de Imprensa: Liane Strapazzon

Sócio Idealizador: Zé Adão Barbosa

Sócia-Administradora: Ana Cristina de Oliveira

Gerente Administrativa: Carla Cezar

Gerente Financeira: Silvana Maia

Secretária e Atendimento Comercial: Helena Sá

Realização: Casa de Teatro de Porto Alegre


AGRADECIMENTOS:

Ao pessoal da casa Ana, Carla, Helena, Silvana, pelo apoio e suporte; A Filipe Matzembacher, Gustavo Spolidoro e Marcio Reolon pela disponibilidade em compartilhar conhecimento; A Edu Kraemer, Jana Baladão e Leo Guerber pela parceria; A Felipe de Lima, Igor Salles, Kelvin Finotti, Lara Feijó Henn, Lorenzo Schissi Finatto, Luis Felipe Feijó, Rosa Maria Schneider, Silvia Zanatta, Tamires Mora e Vitória Gomes pela assistência e colaboração no momento das captações de imagens; A todos que permanecem conosco neste momento; Pelo apoio incondicional aos amigos, amores e familiares.


foto: Bruna Gomes

Tags:

Travessa Paraíso 71 / CEP 90850-190 / Porto Alegre / RS / Brasil

Fone/WhatsApp: +55 51 99846-6457

E-mail: portoalegreemcenafestival@gmail.com