Live: A prática profissional da projeção mapeada



23/10 às 21h

youtube / site

online & gratuito

(esta atividade não necessita de inscrição)


Live em formato bate-papo sobre a prática profissional da projeção mapeada incorporada a espetáculos de teatro, música e dança, com Lívia Koeche, Jana Castoldi, Ana Girardello e Paula Pinheiro.


Sobre Lívia Koeche


Lívia Koeche é Arquiteta Urbanista formada pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul e Mestranda em Poéticas Visuais com a pesquisa Situações Públicas: Projeção e Projeto junto ao Programa de Pós-Graduação em Artes Visuais (PPGAV/UFRGS), na linha de pesquisa Linguagens e Contextos de Criação, financiada pela CAPES e orientada pela Profa. Dra. Maria Ivone dos Santos. Possui experiência com realização audiovisual, direção de arte para espetáculos de música, dança e teatro, já tendo desenvolvido projetos, desde 2014, para o Theatro São Pedro, a Sala Álvaro Moreyra, Auditorium Tasso Corrêa e Salão de Atos da UFRGS. Desenvolve projetos de arquitetura efêmera e cinema expandido em contextos urbanos, dos quais é exemplo o Projeto Esqueleto, financiado pela SEDAC/RS na forma do ProCultura RS FAC entre 2017 e 2019. Atualmente reside em Porto Alegre. Portfólio online disponível em http://www.liviakoeche.cargo.site e http://www.instagram.com/liviakoeche.


Sobre Jana Castoldi


Jana Castoldi é Formada em Artes Visuais pela UFRGS, desenvolve videoinstalações e projetos de audiovisual expandido utilizando técnicas de videomapping há 10 anos. Participa como vj e videomaker em diversas peças teatrais, performances, shows e concertos musicais e cria videocenários para festas e eventos. No teatro, participou com projeções e vídeos em espetáculos de vários diretores gaúchos, como  João de Ricardo, Thiago Pirajira, Eduardo Basegio, e Bob Bahlis. Recebeu Prêmios em Salões e Festivais de Artes Visuais em João Pessoa-PB, Garanhuns-PE e Porto Alegre. Realizou exposições individuais em  Berlin-Alemanha, Porto Alegre-RS, Garanhuns-PE, Areia-PB. Páginas: https://www.instagram.com/janacastoldi/ e https://www.facebook.com/vjanavj


Sobre Ana Girardello

Ana Girardello é graduada em Realização Audiovisual pela Unisinos e graduanda em teatro pelo DAD-UFRGS. Desenvolve seu trabalho buscando integrar suas áreas de atuação. No momento é atriz, editora e cenógrafa autônoma para audiovisual e teatro. Desde 2014 pesquisa projeção e suas possibilidades de interação com o corpo, a ação teatral e os materiais que a potencializam. Entre os trabalhos realizados com projeção estão as instalações urbanas FANTASMAS (2015) e FANTASMAS II (2016), testes de holograma com tule; a câmera performance em Umas e Outras (2017), Café da Tarde (2018) e Intestino (2019)  e Desencarnada (2020), experimentos com espelho, câmera ao vivo e projeção. Em andamento, a videoperformance conjunta Espiada (2020), é pensada para a projeção em paredões e simula janelas com vizinhos virtuais.


Sobre Paula Pinheiro

Graduada em Design pela Feevale. Designer, desenvolvedora de software e VJ.

Programa desde os 11 anos de idade. Participou no desenvolvimento de ferramentas de inteligência e mobilização social como portoalegre.cc, B.O. Coletivo e Taturana Mobilização Social. Atualmente integra o time de tecnologia da APOIA.se, a maior plataforma de financiamento coletivo contínuo da América Latina. Trabalha convergindo arte e tecnologia desde 2008, através de: vídeo projeção, animação, montagem e edição audiovisual, eletrônica e programação. Pode-se destacar os seguintes trabalhos artísticos: espetáculos do grupo Teatro Sarcáustico, Jogo da Memória - Prêmio Açorianos de melhor cenografia 2008 e Wonderland e O Que M. Jackson Encontrou Por Lá - Prêmio Açorianos de Teatro de melhor espetáculo 2011; Hiato do Coletivo Tônuma, com 10 indicações ao Prêmio Açorianos de Dança 2016 e Prêmio Destaque do 25ª Braskem em Cena; turnê nacional do álbum Antes Que Eu Te Conte Outra - da banda Apanhador Só; lançamento do álbum Maravilhas da Vida Moderna da Dingo Bells; lançamento do álbum A Margem da Marmota Jazz; Dispositivo gaivota, espetáculo do Coletivo Errática; Ranhuras, espetáculo de dança do Coletivo Moebius; show da Paola Kirst no festival El Mapa de Todos; show da banda As Tubas; direção e atuação como VJ no clipe da música Clitóris, do álbum Pele/Osso de Bel Medula.


foto: divulgação

Tags:

Travessa Paraíso 71 / CEP 90850-190 / Porto Alegre / RS / Brasil

Fone/WhatsApp: +55 51 99846-6457

E-mail: portoalegreemcenafestival@gmail.com