Fulminante e Polígono de Poeira



Casa Musgo Fone: (051) 4066-5422 ou contatocasamusgo@gmail.com Rua Vieira de Castro, 80 Galerista: Rodrigo Marroni


Fulminante (2020)

Vídeo-performance

Márcio Medeiros e Allan Diniz

Perguntar ao corpo que memórias ele guarda e o que ele tem a dizer hoje a partir das experiências vividas na viagem, há cinco anos. O ator e bailarino Márcio Medeiros, em parceria com o artista audiovisual Allan Diniz, evoca suas memórias corporais para criar, a partir delas, uma nova obra, em vídeo-performance. Fulminante é o corpo e o pensamento. Que nem sempre caminham juntos. Fulminante é memória que vem à tona e desperta no agora.

Polígono de Poeira (2020)

Curta-metragem

Leonardo Mouramateus


Eu senti muito isso. Uma sensação que não me acompanhou somente durante a viagem. Sempre tinha uma coisa me separando daquele ambiente. Alguma coisa me separava. Tinha um certo véu. Como eu posso estar tão distante, se eu já fui, se eu sou tão próximo. E quando eu rompia alguma coisa do véu, eu conseguia ver algo que eu não conseguia ver antes. Quando eu conseguia avançar um pouco, eu via coisas que eu não tinha conhecido. O mistério, ao mesmo tempo familiar. É uma incógnita pra mim. Sempre foi. Ainda é.

As obras produzidas especialmente para o 27º Poa em Cena compõem a retomada do Projeto Sete Estrelas do Grande Carro 2015-2020, do Grupo Teatro Máquina. Um projeto de viagem de pesquisa e criação artística realizada em 2015 pelo semiárido nordestino, onde o grupo percorreu aproximadamente 4 mil quilômetros de estrada em 28 dias e parou em 16 cidades nos estados da Bahia, do Piauí e do Ceará, com o apoio do Rumos Itaú Cultural 2013-2014.

Ainda nessa edição do festival, o grupo lança um livro em versão digital e galeria virtual expondo vídeos, performances, fotos e ações produzidas durante a viagem, além da paisagem sonora Rarazu, de Loreta Dialla e Ayton Pessoa. Para o lançamento do livro, o grupo realiza uma conferência virtual com a presença de uma das colaboradoras do projeto, a pesquisadora e dramaturgista Thereza Rocha, comentando o projeto desde a sua fase de preparação até as reverberações que mobilizam ainda hoje a poética e a pesquisa do grupo.


Link de acesso à galeria virtual: http://seteestrelas.art/


foto: Allan Diniz

Tags:

Travessa Paraíso 71 / CEP 90850-190 / Porto Alegre / RS / Brasil

Fone/WhatsApp: +55 51 99846-6457

E-mail: portoalegreemcenafestival@gmail.com