28º Porto Alegre abre inscrições para espetáculos locais


Divididos em duas categorias, performances urbanas e digitais, a seleção de espetáculos locais tem as inscrições abertas entre 5 a 25 de julho. Confira o regulamento abaixo:


SELEÇÃO DE ESPETÁCULOS – 28º PORTO ALEGRE EM CENA

REGULAMENTO


1. A realização desta convocatória está vinculada, exclusivamente, aos espetáculos da cidade de Porto Alegre para a programação do 28º PORTO ALEGRE EM CENA, festival internacional de artes cênicas, realizado de 19 a 31 de outubro de 2021 de forma virtual e ao ar livre.


2. Esta convocatória tem como objetivo selecionar propostas de trabalhos artísticos inéditos ou não para serem apresentadas em espaços públicos, abertos ao público e que não gere aglomerações. Bem como projetos artísticos produzidos para o ambiente virtual durante o período de distanciamento social inéditos ou não.


3. Serão selecionados trabalhos em duas categorias:


3.1. Performances Urbanas: Performances/Instalações urbanas e humanas que ocorram ao ar livre com o intuito de surpreender transeuntes, passageiros e/ou moradores dos arredores de onde forem realizadas. Atividades com ou sem a participação de pessoas, que estejam em espaço público de acesso gratuito e que sejam elaboradas para não promover aglomerações. Obras de arte que interfiram no cenário urbano da cidade de Porto Alegre. Serão selecionados até 5 (cinco) trabalhos.


3.2. Performances digitais: Espetáculos/performances digitais que foram desenvolvidos durante o período de pandemia e isolamento social para serem transmitidos pelos canais digitais do Festival. Atividades que podem ser apresentadas ao vivo ou previamente gravadas que serão disponibilizadas em data agendada com permanência de 24 horas online. Serão selecionados até 5 (cinco) trabalhos.


4. A comissão de seleção dos espetáculos da mostra local será composta por: dois indicados pela organização do 28º Porto Alegre em Cena, dois indicados pelo Sated/RS, dois indicados pelo DAD - Departamento de Arte Dramática da Universidade Federal do Rio Grande do Sul e dois indicados pela Universidade Estadual do Rio Grande do Sul. A deliberação da comissão é soberana nas decisões sobre os critérios de avaliação na escolha dos espetáculos.


4.1 Integram a comissão de seleção:

Luciana Eboli (indicada pelo DAD – Departamento de Arte Dramática)

Henrique Saidel (indicado pelo DAD – Departamento de Arte Dramática)

Iara Deodoro (indicada pelo 28º Poa em Cena)

Raquel Kubeo (indicada pelo 28º Poa em Cena)

Luciano Fernandes (indicado pelo Sated/RS)

Rosa Campos Velho (indicada pelo Sated/RS)

Tatiana Cardoso (indicada pela UERGS)

Diego Ferreira (indicado pela UERGS)


5. Para se inscrever, os espetáculos/performances deverão enviar os seguintes documentos:


5.1. Performances Urbanas:

a) proposta por escrito ou vídeo;

b) ficha técnica – composta 70% por profissionais com registro;

c) imagens de referência sobre como se dará a performance para que a comissão avaliadora possa compreender da melhor maneira possível como se será o trabalho e sua relação o com o público; d) formulário preenchido – clique no link:

ficha- Inscrição performances
.docx
Download DOCX • 73KB

5.2. Performances digitais:

a) release completo;

b) ficha técnica – composta 70% por profissionais com registro;

c) link do vídeo completo;

d) fotos promocionais do trabalho em alta resolução (300 dpi);

e) formulário preenchido – clique no link:

ficha- Inscrição Videos
.docx
Download DOCX • 83KB

6. Os espetáculos/performances selecionados receberão a seguinte remuneração:


6.1. Performances Urbanas: Cachê de R$ 10.000,00 (dez mil reais) para a realização de duas apresentações. Neste valor estão inclusas todas as despesas de produção do trabalho, transporte, alimentação, entre outros custos necessários para a realização do espetáculo, bem como as liberações pertinentes de direitos autorais referentes a texto, imagem e som.


6.2. Performances digitais: Cachê de R$ 3.000,00 (três mil reais) para uma exibição. Neste valor deve estar inclusa toda a produção do trabalho, entre outras despesas para a realização do espetáculo, bem como as liberações pertinentes de direitos autorais referentes a texto, imagem e som.


6.3. Os grupos e artistas selecionados devem apresentar Nota Fiscal para recebimento do cachê de empresa com Código de Atividade Econômica compatível com o serviço artístico. Grupos representados por terceiros deverão apresentar contrato de representação.


7. Em caso de apresentações em ruas, parques ou praças da cidade, a organização do Festival se responsabiliza pelas solicitações de liberação do uso do espaço público. Em caso da não liberação por parte da Prefeitura de Porto Alegre, o grupo deverá combinar com a equipe do festival outro local adequado.


8. Fica estabelecido o seguinte cronograma:

– 05/07/2021 – abertura das inscrições

– 25/07/2021 – encerramento das inscrições

– De 26/07/2021 a 06/08/2021 – Seleção pela comissão

– 09/08/2021 – divulgação dos projetos selecionados

– 19 a 31 de outubro de 2021 – realização do Festival


9. Os candidatos inscritos nesta seleção declaram automaticamente estar cientes e de acordo com os termos desta convocatória.


10. Os casos omissos a este regulamento serão avaliados pela organização do 28º Porto Alegre em Cena.


Inscreva-se! Em caso de dúvidas, entre em contato: > E-mail: inscricaoemcena@gmail.com > WhatsApp: +55 51 99846-6457