top of page

MORA NA FILOSOFIA


(foto: Joel Vargas / PMPA)

 

Roger Lerina

A atriz, dramaturga e diretora Georgette Fadel marca presença neste Porto Alegre Em Cena com dois trabalhos: "Afinação I" e "Guerrilheiras ou para a Terra Não Há Desaparecidos". O primeiro título teve sessões na quarta (13) e quinta-feira (14/9), no Teatro do Sesc, para plateias convidadas a assistirem à obra como se estivessem em uma sala de aula. Com as luzes do auditório acesas, Georgette convida os espectadores-alunos a apanharem prancheta, papel e caneta, à disposição na boca de cena, enquanto aguarda sentada com um viololoncelo. Ao informar que há uma nota dissonante, a intérprete dá início a um antiespetáculo que passeia entre a conferência, a performance e o teatro.

Georgette corporifica Simone Weil (1909 – 1943) para falar sobre a grave desafinação social que é o vilipêndio ao pensamento racional, utilizando-se para tanto de textos da filósofa e ativista política francesa e dos pensadores Hegel e Marx. A costura dramatúrgica é emprestada de Brecht e sua "Santa Joana dos Matadouros" – peça cuja protagonista idealista acredita na conciliação entre empresariado e proletariado, capital e trabalho. Com clareza e empolgação, Georgette-Simone denuncia o perigo da contaminação dos discursos político, econômico e religioso pelo sentimentalismo refratário à razão e à reflexão histórica.

Durante "Afinação I", a audiência é instigada a participar – a artista inclusive chama alguém para escrever com giz certos conceitos e palavras no chão de linóleo. Na quinta-feira, essa interação chegou ao crispamento quando um espectador discordou de um ponto da retórica de Georgette: ambos debateram por algum tempo sobre o tema, sem entrarem em acordo, até que a atriz decidiu seguir adiante. Porém, durante o restante da apresentação, Georgette retornou com frequência ao tópico de discórdia, enfatizando seu argumento – o que provocou certa tensão no ambiente. Perto do final, em meio à leitura de um capítulo de "O Capital" em que Marx deplora a exploração do trabalho infantil no norte da Inglaterra, Georgette lançou uma indagação direta ao homem com quem discutira antes, acompanhada de um olhar duro e inquiridor. O espectador retirou-se logo depois, antes do desfecho.

Experiência singular e instigante, que lança mão do distanciamento crítico brechtiano para melhor compreender realidades do passado e do presente, "Afinação I" oportunamente ajuda no entendimento do mecanismo que move discursos irracionais falaciosos como os que pregam a censura a exposições de arte. Em sua lição didática, que às vezes se distancia em excesso do jogo cênico, Georgette Fadel ensina que não tem pra que rimar razão com sentimento.

bottom of page