Porto Alegre em Cena - Festival Internacional de Artes Cênicas - poaemcena

Lançamento do livro "O que pensam os curadores de artes cênicas", de Michele Rolim

 

Lançamento do livro: O Que Pensam os Curadores de Artes Cênicas

14 de setembro - 17h30

Centro Municipal de Cultura

 

Apresentar qual é o pensamento curatorial existente nos festivais de artes cênicas é a proposta da obra "O Que Pensam os Curadores de Artes Cênicas", da jornalista e doutoranda em Artes Cênicas Michele Rolim, lançada pela editora carioca Cobogó.

 

O livro reúne entrevistas inéditas dos principais curadores em atividade nos principais festivais de artes cênicas do Brasil. Ao total são 15 curadores entrevistados: Antônio Araújo, João Carlos Couto, Márcia Dias, Marcelo Bones, Eid Ribeiro, Alexandre Vargas, Luciano Alabarse, Luiz Bartipaglia, Paulo Braz, Tânia Brandão, Guilherme Reis, Felipe Assis, Dane de Jade, Kil Abreu e Sidnei Cruz.

 

A grande maioria dos depoimentos foi captado durante o desenvolvimento da dissertação Pensamento Curatorial em Artes Cênicas: interação entre o modelo artístico e o modelo de gestão em mostras e festivais brasileiros, sob orientação do Dr. Clóvis Massa, defendida em 2015, no Programa de Pós-Graduação em Artes Cênicas da UFRGS.

 

 >>> Sobre Michele Rolim

 

Jornalista, pesquisadora e crítica teatral. Doutoranda pelo Programa de Pós-Graduação em Artes Cênicas da UFRGS. Repórter responsável pela cobertura de teatro e de dança no Jornal do Comércio, desde 2010. Participou dos júris do Prêmio Açorianos de Teatro, do Troféu Tibicuera de Teatro Infantil (ambos da Prefeitura de Porto Alegre) e do Prêmio Braskem em Cena no festival internacional Porto Alegre em Cena. É coeditora do site nacional Agora Crítica Teatral e membro da Associação Internacional de Críticos de Teatro (AICT-IACT), filiada à Unesco. Vem participando de diversos festivais de artes cênicas no Brasil como crítica e debatedora. Por seu trabalho recebeu o Prêmio Açorianos de Dança (2015), categoria mídia, da Secretaria de Cultura da Prefeitura de Porto Alegre (2014), e Prêmio Ari de Jornalismo, categoria reportagem cultural, da Associação Rio-Grandense de Imprensa (2010, 2011, 2014).

Please reload