top of page

ORQUESTRA VILLA-LOBOS


(foto: camila schlichting)

10 de outubro - 20h REGIÃO 16 - CENTRO Teatro do Centro Histórico-Cultural Santa Casa

Av. Independência 75

Entrada franca

A Orquestra Villa-Lobos é resultado do trabalho de educação musical desenvolvido há 24 anos na Escola Municipal de Ensino Fundamental Heitor Villa-Lobos e tem por objetivo proporcionar a crianças e jovens da Lomba do Pinheiro o acesso ao conhecimento musical e a vivências artísticas e socializadoras, promovendo a autoestima, estabelecendo interação com os elementos da cultura local e ampliando as possibilidades de participação na sociedade. A iniciativa é mantida pela Secretaria Municipal de Educação de Porto Alegre e tem firmado parcerias com várias instituições e empresas, entre elas, Fundação Maurício Sirotsky Sobrinho, Santander Cultural, Grupo CEEE, Ministério da Educação, Criança Esperança/ Rede Globo, Banrisul, Caixa e Petrobras.

Em parceria com o Instituto Cultural São Francisco de Assis, organização não-governamental, garante mais de 800 atendimentos gratuitos por semana em sete locais da comunidade nas seguintes oficinas de música: canto-coral, cavaquinho, contrabaixo elétrico, expressão corporal, flauta doce, gaita ponto, musicalização infantil, percussão, piano, prática de orquestra, sapateado americano, teatro, teoria e percepção, viola, violão, violino e violoncelo. O grupo artístico é composto por 40 adolescentes.

A Orquestra, que já recebeu diversas importantes menções, tem dois CDs, O Trenzinho do Caipira (2002) e Olhos Coloridos (2008); o livro Orquestra Villa-Lobos – Música Que Transforma (2012) e o DVD Orquestra Villa-Lobos Ao Vivo (2013).

A Orquestra Villa-Lobos já ultrapassou a marca de mil concertos no Brasil - Porto Alegre e interior do RS, Brasília (DF), João Pessoa (PB), Rio de Janeiro (RJ) e Salvador (BA) – e na Argentina e Uruguai para público superior a 280 mil pessoas. A regente e coordenadora é a professora Cecília Rheingantz Silveira, idealizadora do projeto, que entre outros prêmios, recebeu da Assembleia Legislativa do Rio Grande do Sul, a Medalha do Mérito Farroupilha por sua atuação frente à Orquestra.

bottom of page