Porto Alegre em Cena - Festival Internacional de Artes Cênicas - poaemcena

 extras 2019 

>> SÁBADO EM CENA:

 

Há cinco anos, durante o PORTO ALEGRE EM CENA em parceria com a Braskem, acontece a ação socioeducativa intitulada Sábado em Cena, na qual alunos que integram grupos de teatro de escolas públicas são convidados para conhecer e acompanhar um dia da rotina de trabalho do Festival.

 

Nesta edição, a ação ocorrerá nos sábados 14 e 21 de setembro. Os estudantes iniciam o dia com uma visita aos bastidores de um dos espetáculos da programação, para acompanhar os técnicos e produtores na rotina de montagem de cenário, iluminação e sonorização. Participam de um almoço de confraternização e, à tarde, visitam a sede do Festival – o Casarão – para conhecer detalhadamente todos os setores da produção do evento e, na sequência, seguem para uma aula de teatro exclusiva. Para encerrar o dia, assistem a um dos espetáculos da programação do Festival. 

>> CAIXA CÊNICA:

 

O Porto Alegre em Cena qualifica a mão de obra da cadeia produtiva da cultura por meio da ação formativa Caixa Cênica. Realizada pela primeira vez em 2017, repetida no ano seguinte, trata-se de uma capacitação técnica na área das artes cênicas para os profissionais que integram as equipes de apoio que, até então, trabalharam nas montagens dos espetáculos, como carregadores e contrarregras. Profissionais que trabalhavam há anos nesta área, no festival, relataram sentir necessidade de qualificação para desempenhar funções mais complexas, carência que o próprio evento buscou suprir. 

 

O Caixa Cênica vem rendendo bons frutos, que demonstram a possibilidade de ampliar o escopo de atividades para as demais áreas da produção cênica. Nesta 26ª edição, a ação será dividida em quatro módulos: Cenografia, Técnica, Produção e Bilheteria. Com isso, o Caixa Cênica contribui para a qualificação de pessoas que irão atuar em eventos culturais em geral, de modo que possibilita a empregabilidade desses profissionais não apenas no festival como também em outros eventos culturais de grande porte realizados na cidade e no estado.   

 

22/08 - Quinta-feira - Cenotécnica

23/08 - Sexta-feira - Técnica

27/08 - Terça-feira - Bilheteria

29/08 - Quinta-feira - Produção