top of page

2019 / 26º Porto Alegre em Cena

Programação:

14º Prêmio Braskem em Cena:

Confira os espetáculos participantes do 14º Prêmio Braskem em Cena:

 

/ A FOME – Cia Espaço em Branco

/ AINDA QUE SEJA NOITE – Cia Silvia Canarim – Flamenco e contemporaneidade
/ ARENA SELVAGEM – Grupo Cerco
/ DAS AMARRAS DELA – Circo Hybrido
/ ELAS – Nós Cia de Teatro
/ MACBETH E O REINO SOMBRIO: SHAKESPEARE PARA CRIANÇAS – Coletivo Órbita 

/ MEIERHOLD – Tribo de Atuadores Ói Nóis Aqui Traveiz
/ O FEIO – Ato Cia Cênica
/ OS PALHAÇOS DE TCHÉKHOV – Circo Girassol
/ RANHURAS – Coletivo Moebius

Vencedores:

/ Melhor espetáculo: Arena Selvagem

/ Melhor direção ou coreografia: Mirah Laline, por O Feio

/ Melhor atriz ou bailarina: Sissi Betina Venturin, por A Fome

/ Melhor ator ou bailarino: Paulo Flores, por Meierhold

/ Destaque: João Pedro Decarli, pela ousadia da adaptação para o público infantil de um dos textos mais soturnos de Shakespeare, em Macbeth e o Reino Sombrio – Shakespeare para Crianças

/ Melhor espetáculo – júri popular: Arena Selvagem

 

Curadoria:

Airton Tomazzoni, Anette Lubisco, Eduardo Custódio, Fernando Zugno, Kaya Rodrigues, Jane Schoninger e Jessé Oliveira

 

Júri:

Alice Urbim, Claudia Laitano, Fabio Prikladnicki, Luiz Gonzaga Lopes e Michele Rolim

Projeto Especial:
4º Inclusão em Cena

O festival de teatro para crianças, Inclusão em Cena, acredita na Cultura como forma de educação. O teatro é um excelente catalisador para imaginação, aliando uma enorme capacidade para transmitir valores e educar, enquanto diverte. Em 2019, o festival acontece de 06 a 15 de Dezembro, com apresentações de espetáculos em teatros, escolas, praças e centros culturais, além de proporcionar oficinas, debates e, ainda, apresentações em hospitais infantis em março de 2020. Todos os espetáculos contam com tradução e interpretação para língua brasileira de sinais (libras) e todas as atividades são gratuitas!

Catálogo Online:

Clique na imagem abaixo para visualizar:

capa_2019_2x.png

Madrinha: Alice Urbim

A escolha da madrinha do Porto Alegre em Cena tem sido sempre um desafio. Pensar numa pessoa que participe de tudo, que ajude com seu trabalho, com sua presença, com seu olhar não é fácil. Mas é extremamente prazeroso quando a gente acha os nomes das pessoas que, mesmo não sendo "gente de teatro”, como falamos, fazem ele acontecer na nossa cidade. Um sopro chegou aos meus ouvidos com esse nome: Alice Urbim. Na hora abriu um sorriso de certeza de que era a pessoa certa pra nos acompanhar esse ano.

Me lembro dela com as roupas pretas e o batom roxo se destacando por entre tantas pessoas nas entradas dos teatros e eventos culturais. Uma dama gótica cheia de atitude e uma voz potente tão característica que, numa gargalhada, mexe com a energia do ambiente. Eu a observava e queria conhecê-la.

Quando comecei a participar das reuniões do júri do Prêmio Braskem em Cena, do qual ela já é um membra vitalícia, fiquei encantando com sua postura, sua personalidade forte e ética. Conforme fomos nos aproximando, fui descobrindo - bem assim, no gerúndio, aos poucos, seu humor maravilhoso, e ficamos cada vez mais próximos. Aquele olhar profundo que me chama de jeito e, quando vejo, estamos discutindo sobre arte, teatro, jornalismo e política. Sobre o que será que será de nós? Que honra poder tê-la por perto, presente no festival, nos ajudando a pensá-lo e fazê-lo acontecer.

Muito grato, Alice Urbim, minha querida amiga e nossa madrinha.

Fernando Zugno

AlicePoaEmCena-20.jpg

Palavra do Diretor:

Com tantas discussões e perseguições ao corpo, fiquei com essa palavra em mente e encontrei nas próprias peças a grande questão do festival. É preciso falar, ver e lidar com o corpo. Pensar o Brasil a partir dos corpos que o constroem. Dos corpos que o destroem. Corpos. Humanidade. Antropologia. Antropoceno. O corpo líquido do vinho que se esvai de corpo sólido da garrafa que estilhaça, corpo da árvore, da ave, o corpo humano. Homem, Mulher, de todas as cores, de todos os sexos, discutindo a existência com suas diferenças. Corpos em cena, através da beleza, afinal somos todos natureza.

 

As falas de alguns líderes indígenas brasileiros mostram uma percepção de mundo tão inacreditavelmente bela e clara que resolvemos realizar nossa primeira co-produção com o Silêncio do Mundo, projeto incrível do Em Cena. Trata-se de uma residência artística com a performer Andreia Duarte, o ambientalista Ailton Krenak e os xamãs Davi Kopenawa e Levy Yanomami. Mostraremos em Porto Alegre o resultado do primeiro encontro de um trabalho que terá seguimento na Amazônia e em São Paulo. Esses importantes representantes da cultura originária brasileira estarão pela primeira vez em cena mostrando sua arte e falas impactantes sobre um outro mundo possível.

 

Como Protocolo Elefante, do grupo Cena 11, de Santa Catarina, dirigido por Alejandro Ahmed, que traz uma obra poética e bela a partir do exílio do elefante na eminência da sua morte. Happi, a tristeza do rei, do franco-camaronense James Carlès, um dos grande coreógrafos e bailarinos na França hoje, revela-nos questões ancestrais de seus avós arrancados de seu país para serem levados como escravos. É um momento impressionante na programação do festival, juntamente com a presença do ator etíope Dorcy Rugamba, que conta majestosamente, na primeira pessoa, a história de um conterrâneo adotado por uma família austríaca e todas as questões sociais que esse corpo negro africano enfrenta na Europa Ocidental.

 

Da mesma forma que Gota d’água preta, de Jé Oliveira com Juçara Marçal que trabalha a obra de Chico Buarque e Paulo Pontes mudando tudo apenas ao contar essa história com um elenco majoritariamente negro e trabalhando a musicalidade que traz a força ancestral e a influência das religiões de matriz africana. Outras personagens reais aparecem com as peças Rosa, de Anja Panse, que dirige lindamente uma obra que traz questões contemporâneas a partir da história da filósofa e economista Rosa de Luxemburgo; e Margarida, em parceria com o projeto Concha, sobre a vida da guerrilheira paraibana Margarida Alves, em interpretação de Luz Barbara.

 

A abertura será com as poderosas Dakh Daughters, que darão o tom de beleza e força do festival com esse musical deslumbrante sobre amor, liberdade e violência que, aliás, será assunto no Em Cena com duas obras de Sergio Blanco, um dos mais importantes dramaturgos contemporâneos O próprio Sergio nos apresenta seu espetáculo-conferência As flores do mal e também seu texto A Ira de Narciso com direção de Yara de Novaes e interpretação brilhante de Gilberto Gawronski.

 

Panorâmina Insana (P.I.) é o retorno da Bia Lessa ao festival, dessa vez em parceria com Claudia Abreu, pra mais uma vez arrebatar a plateia do festival no Teatro do SESI com um espetáculo de cenário genial e interpretações maravilhosas. Outros é a segunda parceria do grupo Galpão, de Belo Horizonte, com o diretor Marcio Abreu a fazem mais um lindo trabalho cheio de performances, humor e música pra falar das inquietações do mundo atual, como a peça Ovo, de Renato Forin Jr., que traz questões sobre as relações familiares com o passar do tempo e o fim da vida.

 

Corpo-Acúmulo, da Kenia Dias, e Lobo, da Carol Bianchi, são duas criações geniais que vão acontecer em Porto Alegre com elenco local a partir de residências e oficinas de dez dias. Corpo-Acúmulo é uma investigação sobre a poética dos corpos, nossos excessos de acúmulos e de vazios, enquanto Lobo é um momento de ruptura no teatro no Brasil, tão radicalmente bela sobre paixão e sacrifício de corpos. Assim como o espetáculo E.L.A. que mostra o corpo potente e estranho da performer Jessica Teixeira, que fala de beleza e saúde.

 

Os dez espetáculos que compões o Prêmio Braskem em Cena mostram a criatividade, inteligência e diversidade dos artistas de Porto Alegre. Teremos espetáculos maravilhosos de teatro, performance, circo, dança, palhaços para adultos, Shakespeare para crianças. Temos artista consagrados revelando a força da nossa história e uma nova geração mostrando que nosso futuro é promissor.

 

A programação do Em Cena é feita de três momentos de encontros: o do público com as peças, na mostra de espetáculos; o Reflexões em Cena, que vem ganhando cada vez mais força dentro da nossa programação esse ano, inclusive, contamos com a participação de curadores especializados, como Adriana Jorgge, Carol Anchieta, Patricia Leonardelli e Thiago Pirajira para que possamos pensar juntos, criar dúvidas, conversar de perto entre artistas, público e pesquisadores; e o ponto de encontro, que traz um espaço de relaxamento, com bar, música e festa. Faz parte da programação do Ponto de Encontro festas-shows-performances divertidas e radicais da Sessão Maldita. Além, é claro, da linda parceria com o Agulha e Linha para shows e performances.

 

Apresentar essa programação na nossa cidade nesses tempos doentes é uma imensa alegria que devemos a algumas pessoas que cruzam nosso caminho. Um salve aos nossos patrocinadores, apoiadores e realizador. E um salve aos artistas brasileiros que merecem todos aplausos do mundo. Um salve ao público de teatro! Um salve aos festivais brasileiros!

 

Evoé! Merda!

Fernando Zugno

Equipe:

Coordenação Geral e Curadoria: FERNANDO ZUGNO

Coordenação de Produção: LAURA LEÃO

Coordenação de Programação: DUDA CARDOSO 

Coordenação Administrativa: DANIELA RAMIREZ / LAURA LEÃO

Gerenciamento de Projeto: LETÍCIA VIEIRA / DANIELA MAZZILLI 

Coordenação Técnica: MAURÍCIO MOURA / ANDRÉ WINOVSKI / JOÃO FRAGA

Coordenação Cenotécnica e Logística de Cargas: YARA BALBONI 

Produção Operacional: LINCOLN CAMARGO SPEZIALI / RODRIGO SHALAKO / GABRIELA LAMAS

Coordenação de Logística: THAIS GOMBIESKI 

Assistência de Logística: HENRIQUE ARAUJO

Alimentação: JULIANA KATZ 

Bilheterias: ZIZA FERREIRA / LEO BELLO

Legendagem: KYRIE ISNARDI

Coordenação de Comunicação: LAURA LEÃO

Assessoria de Imprensa: AGÊNCIA CIGANA • CÁTIA TEDESCO e JULIANA PRATO

Pinturas do projeto gráfico: FABIO ZIMBRES

Projeto gráfico e Site: DÍDI JUCÁ 

Redes Sociais e Diagramação: STEPHANIE EVALDT

Vídeos: EROICA conteúdo • CAIO AMON

Fotos: CREATIVE FOTOGRAFIA • JULIANA ALABARSE 

Textos: FERNANDO ZUGNO / DÍDI JUCÁ / HENRIQUE ARAUJO / GRUPOS

Estagiário 26° Porto Alegre Em Cena: MIGUEL RIBEIRO 

Apoio Solar Paraíso: JANETE RODRIGUES DO NASCIMENTO

 

CURADORIA REFLEXÕES EM CENA

ADRIANA JORGGE / CAROL ANCHIETA / PATRICIA LEONARDELLI / THIAGO PIRAJIRA

 

EXPEDIENTE CATALOGO 26° PORTO ALEGRE EM CENA

Projeto Gráfico, Diagramação e Arte Final: DÍDI JUCÁ

 

ANJOS

ÁQUILA MATTOS / CAMILA VERGARA / CLARA DOS SANTOS BRUNO / DEBORA BREGALDA/ EDUARDO FRONCKOWIAK / EDUARDO SCHMIDT / FERNANDA PETIT / GABRIELA POESTER / RICARDO NEME / RITA SPIER

 

PRODUTORES DE PALCO

ADRIANE AZEVEDO / ARIEL MEDEIROS / ANDRÉ VARELA / ARTHUR MENDES ROCHA, ARTHUR SERPA / EDUARDO CUSTÓDIO / EDUARDO KRAEMER / FÁBIO FRACARI / LUCIANA LEÃO / RODRIGO MARQUES

 

EQUIPE DE BILHETERIA

ANDY CAMALEOA / ADEMAR JUNIOR / CARLOS EDUARDO GONÇALVES / DANIELA LOPES/ FABRICIO SORTICA / IGOR RAMOS / IZABEL CRISTINA DA SILVEIRA/ JHONATAN GOMES / JULIANA JOHANN/ JULIANO FELIX / LEO SCOTT / RENATA SEVERO / TOBIAS FLORES FERREIRA

 

CENOTÉCNICOS

ANDRÉ CASTILHO (GABÉ) / CHARLES BENEVENUTO / JANAÍNA FERRARI / MAYRA MAGGENTI / NADIEG CRISTINA / PAULO PEREIRA / RUDINEI MORALES / SERGIO DORNELES / VICTORIA MELGAREJO / VINICIUS ZUCATTI (VINI VINI)

 

EQUIPE TÉCNICA DO FESTIVAL

ANILTON SOUZA / ARIEL MEDEIROS / DANIEL FETTER / FABRÍCIO SIMÕES / KYRIE ISNARDI / VITÓRIO AZEVEDO / CARLOS AZEVEDO / CASEMIRO AZEVEDO / ALEXANDRE SARAIVA/ MARCIANO SOUZA / LEANDRO GASS

 

TÉCNICOS DOS TEATROS

THEATRO SÃO PEDRO: ANDRÉ HANAUER, ALEXSANDER DA COSTA SILVA / HENRY SISTE MONTEIRO / VITOR LUÍS DA COSTA SILVA / BRUNO RICARDO LIPPERT DA SILVA / SIDNEI JÚNIOR VIEIRA / SÉRGIO HENRIQUE SENA CUSTÓDIO

TEATRO RENASCENÇA E SALA ÁLVARO MOREYRA: ALEX SANDRO PEREIRA (PREGO) / ANDRÉ WINOVSKI / CLÁUDIO HEINZ / LUCIANO PAIM/ MARCOS VAZ / MAURÍCIO ROSA/ MIRCO ZANINI / OSÓRIO DA ROCHA / PAULO MÁRIO DA COSTA / PAULO RENATO PINTO DA COSTA (KARRÁ)/ RUBENS KOSHIMIZU / VITOR HUGO PEREIRA

EQUIPE TÉCNICA DA COORDENAÇÃO DE MÚSICA (CM/SMC): JORGE RODRIGUES / SÍLVIO LUIZ CARVALHO

CASA DE CULTURA MÁRIO QUINTANA: JOSÉ ANTÔNIO CARVALHO (ZÉZINHO) / FRANCISCO SALGADO (JUCA) / ANDER BELOTTO

TEATRO CHC SANTA CASA: ABNER BORBA / MAICOM GOLLE 

TEATRO DO SESC: OSMAR MONTIEL/ JORGE ANDRÉ HUNGER 

TEATRO DO SESI: ALEX FARINI / ÂNGELA ALAMINO / JOSÉ LUIZ DE SOUZA/ MARCOS QUEIROZ / NOELI KUBIAKI / ALEXANDRE EDGAR / WESLEY LOPES

PUCRS TEATRO PRÉDIO 40: TIEGO LUIZ DOS SANTOS

TEATRO DE ARENA: PATRIK SIMÕES

 

PREFEITURA DE PORTO ALEGRE

Prefeito: NELSON MARCHEZAN JÚNIOR

Vice-Prefeito: GUSTAVO PAIM

 

SECRETARIA MUNICIPAL DA CULTURA

Secretário da cultura de Porto Alegre: LUCIANO ALABARSE

Secretário-adjunto: LEORNARDO MARICATO 

Chefe de gabinete secretário da cultura: EDUARDO PAIM 

Coordenação de projetos e captação: ADRIANA MENTZ MARTINS 

Assessoria de planejamento: DANIELA VIEIRA / RENATO WIENIEWSKI

Administração de fundos: ALEXANDRE SOARES FERREIRA/ MARCELO DE SOUZA BOESE / INÊS SPOLADOR DE RODRIGUES 

Núcleo de material orçamento e patrimônio: KÁTIA REJANE DIAS DE OLIVEIRA / NEIDA

Assessoria técnica: LORILEY DE AVILA PILLA SEABRA DOMINGUES 

Assessoria de comunicação: PAULINHO BECCON / CLEBER SAYDELLES

Assessoria de gabinete: IRACI PEZENATTO FIORINI / LISIANE AMARAL HERTZ / LUCIANO KENDZIERSKI 

Coordenação de apoio técnico-administrativo: MARCO ANTÔNIO DOS PASSOS MACHADO / ROSEMARI NUNES DA SILVA 

Núcleo de expediente pessoal: JOSÉ MANOEL DE SOUZA SANTOS / ROSANE MONTEIRO MOTTA

Equipe de apoio administrativo: CAROLINA BITTENCOURT LUDMANN TEIXEIRA

 

COORDENAÇÃO DE ARTES CÊNICAS

Coordenação: FERNANDO ZUGNO 

Assistência administrativa: CLAUDIA ALVES 

Estagiários: LUCAS ABOT LEFFA / MANI DOS SANTOS

Direção dos Teatros: PAULO ALÍBIO 

Assessoria de espetáculos: JOÃO ANTÔNIO PEREIRA / LUCIANE VIEIRA ÁVILA

Estagiária: CAMILE FRANCISCHINA

Direção do Centro Municipal de Cultura: ELLEN D'AVILA

Estagiário: MARCELO ABREU WANDERHAM 

Portaria: ADEMIR GOMES LEIRIA / JORGE LUIZ SOARES DE OLIVEIRA/ LUIS ROBERTO DA SILVA FONSECA / VANDERLEI DA SILVA MARQUES / REGINA OLIVEIRA NUNES DE FREITAS 

Manutenção: JAIME CONCEIÇÃO PINTO / NILSON OLIVEIRA DA ROCHA/ CESAR ALEXANDRE CORREA/ JOÃO RENATO BUENO

Estagiário: LOGAN FLORES

Captura de Tela 2021-11-04 às 18.54.53.png
bottom of page