2017 / 24º Porto Alegre em Cena

Programação:

12º Prêmio Braskem em Cena:

Confira os espetáculos participantes:

 

/ ACUADOS
/ ATMA
/ FALA DO SILÊNCIO
/ ÍCARO
/ ILUMINUS
/ MOVIMENTOS SOBRE RODAS PARADAS
/ NÃO ME TOQUE ESTOU CHEIA DE LÁGRIMAS - SENSAÇÕES DE CLARICE LISPECTOR
/ PARQUE DE DIVERSÕES
/ PRATA-PARAÍSO
/ RAMAL 340 - SOBRE A MIGRAÇÃO DAS SARDINHAS OU PORQUE AS PESSOAS SIMPLESMENTE VÃO EMBORA​

Vencedores:

/ Melhor espetáculo: Fala do Silêncio, da Cia. Rústica
/ Melhor direção ou coreografia: Jezebel De Carli, por Ramal 340: sobre a migração das sardinhas ou porque as pessoas simplesmente vão embora
/ Melhor ator ou bailarino: Marcos Contreras, por Parque de Diversões
/ Melhor atriz ou bailarina: Priscilla Colombi, por Fala do Silêncio
/ Destaque: Iluminus, pela pesquisa apurada e a sinergia entre iluminação, cenografia, coreografia, trilha sonora e figurino
/ Melhor espetáculo (júri popular): Iluminus, da New School Dreams

Conselho curador de espetáculos 12º Prêmio Braskem em Cena:

AIRTON TOMAZZONI / DUDA CARDOSO / FERNANDO ZUGNO / JANE SCHONINGER / MARINA MENDO/ MESAC SILVEIRA / SANDRA DANI

Júri 12º Prêmio Braskem em Cena:

ALICE URBIM / CLÁUDIA LAITANO / CRISTIANO VIEIRA / LUIZ GONZAGA LOPES / MIRIAM SPRITZER

Projetos Especiais:

Catálogo Online:

Clique na imagem abaixo para visualizar:

Prancheta 1.png

Madrinha: Esther Grossi

"Me lembro de tomar conhecimento dela ainda pequeno, com um olhar curioso de quem se interessa muito em saber quem era a dona daqueles enormes cabelos coloridos, conhecida por circular entre educação, politica ou o que quer que fosse tudo aquilo. Numa cabeça de guri era tudo um tanto nebuloso, incompreensível. Mas, por algum motivo, já havia admiração.

Quando ingressei na vida cultural, entendi que se tratava de alguém da maior importância. Uma trabalhadora vigorosa que eu encontrava nos foyers dos teatros acompanhada de inúmeros professores para assistir a espetáculos das temporadas gaúchas e convidados do Porto Alegre em Cena.

Então, graças ao festival, eu tive o prazer de conhecê-la e nos tornamos amigos e parceiros. A admiração só cresceu. Porque eu pude acompanhar de perto sua paixão pela cultura, sua inteligência, saber mais sobre seu trabalho na educação e entender que se trata, de fato, de uma mulher a frente do seu tempo. Uma mulher cheia de cores e personalidade, cheia de humor e amor capazes de transformar o mundo.

Uma mulher que, aos 80 anos de idade e cheia de vida, segue sendo referência nacional e internacional em educação e alfabetização. Formada em matemática, compo em que mais tarde fez mestrado e doutorado na Sorbonne, em Paris, se deu conta de que antes de mais nada um pais como o Brasil precisava se alfabetizar. Então, preocupada com os mais de 50 milhões de analfabetos adultos, foi fundadora do Grupo de Estudos Sobre Educação, Metodologia de Pesquisa e Ação, o Geempa. Além de embarcar posteriormente como secretária de Educação de Porto Alegre (1989-1992) e deputado federal (1995-2002). Nascida em Santa Maria, veio a Porto Alegre em 1955 quando logo tornou-se uma referència por buscar soluções para a escola pública e desenvolver pensamentos e teorias como a aplicação do pós-construtivismo na alfabetização de alunos com Sindrome de Down. Seu vigor refletido no seu visual é característica de quem realmente acredita que TODOS PODEM APRENDER.

Com isso, nesse ano em que colocamos as mulheres no primeiro plano do Porto Alegre em Cena, nós todos merecemos tê-la como madrinha: ESTHER PILLAR GROSSI!

A benção, madrinha!

Fernando Zugno